Glossário

A

Absorventes – São as linguetas que se colocam numa fralda reutilizável para aumentar a absorção da mesma, de acordo com as necessidades específicas do seu bebé. Servem para absorver o xixi do bebé. Podem ser dos mais diversos materiais. Normalmente são de microfibra, algodão, charcoal, zorb, bambu, linho ou cânhamo.

A Kings of my Castle produz absorventes de algodão, bambu/algodão, cânhamo/algodão e de cânhamo/bambu. Normalmente têm uma forma retangular. Os tecidos sobrepostos e cosidos permitem que estes retângulos sejam pouco volumosos e extremamente absorventes.

AIO all-in-one – Fralda tudo em um. A fralda é uma única peça. A fralda é impermeável e o absorvente está cosido à fralda. Em termos práticos, é a fralda reutilizável mais semelhante a uma fralda descartável. A principal desvantagem deste tipo de fralda é o longo tempo de secagem. Não são ideais para bebés que fazem muito xixi ou para a noite.

AI2 all-in-two – Fralda híbrida. Trata-se de uma capa de fralda que permite apertar os absorventes.

Ajustada – Fralda ajustada. Consiste numa fralda reutilizável totalmente absorvente, com uma forma muito semelhante a uma fralda descartável, é constituída por várias camadas de materiais absorventes. Adapta-se ao corpo do bebé com o sistema de aperto de molas ou de velcro. Normalmente são de algodão, bambu ou cânhamo. Necessita de capa para impermeabilizar a fralda. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda. Este tipo de sistema é o mais aconselhado para a noite ou para bebés que fazem muito xixi e necessitam de maior absorção. Como a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume o interior ser em veludo de bambu ou aconselhar-se o uso de um liner em micropolar, seda ou lã entre a pele do bebé e a fralda.

A Kings of my Castle produz fraldas ajustadas de bambu/algodão.

Ajustada híbrida – Trata-se de uma fralda ajustada em que a camada interior da fralda é de tecido polar de gramagem elevada, não absorvendo de imediato a humidade e repelindo-a. O polar aumenta a eficácia da fralda em si e distribui melhor o xixi pela fralda, tornando-a mais eficaz.

A Kings of my Castle produz fraldas ajustadas híbridas de bambu/algodão.

Alfinete-de-dama – Fixador de fraldas. Trata-se de um acessório para fraldas planas, pré-dobradas ou fraldas de contorno. É uma opção de aperto das fraldas, tal como o snappi, o boingo ou a faixa bandi.

Algodão – Tipo de material comummente usado nos absorventes. Usualmente é combinado com bambu ou cânhamo. Pode estar em contacto direto com a pele do bebé.

A Kings of my Castle produz absorventes, fraldas planas, pré-dobradas, toalhitas, fraldas de contorno, fraldas ajustadas, fraldas ajustadas híbridas de bambu/algodão ou cânhamo/algodão.

B

Bambu – Tipo de material comummente usado nos absorventes e nas fraldas ajustadas. É bastante absorvente. Usualmente é combinado com algodão. Pode estar em contacto direto com a pele do bebé.

A Kings of my Castle produz absorventes, fraldas planas, pré-dobradas, toalhitas, fraldas de contorno, fraldas ajustadas, fraldas ajustadas híbridas de bambu/algodão.

Barreiras duplas – Algumas fraldas reutilizáveis ou capas de fraldas apresentam um segundo elástico no contorno das pernas.

Boingo – Fixador de fraldas. Trata-se de um acessório para fraldas planas, pré-dobradas ou fraldas de contorno. É uma opção de aperto das fraldas, tal como o snappi, o alfinete-de-dama ou a faixa bandi.

Bolso – Fraldas de bolso. Estas fraldas são, basicamente, uma fralda com uma camada externa impermeável e um forro de tecido como polar, suedecloth, athletic jersey... Existe uma abertura entre o tecido impermeável e o forro onde deverá ser introduzido um ou mais absorventes. Tornam-se adaptáveis à necessidade de maior ou menor absorção, na medida em que podem ser acrescentados mais absorventes.

A Kings of my Castle produz fraldas de bolso que vêm acompanhadas com absorventes de algodão e bambu.

B/S/T buy/sell/trade – Sigla normalmente associada a grupos de compra, venda e troca.

C

Cânhamo – Tipo de material comummente usado nos absorventes e nas fraldas ajustadas. É bastante absorvente. Usualmente é combinado com algodão. Pode estar em contacto direto com a pele do bebé.

A Kings of my Castle produz absorventes, fraldas planas, pré-dobradas e toalhitas de cânhamo/algodão.

Capa de fralda – Trata-se de uma capa impermeável para as fraldas planas, pré-dobradas, fraldas de contorno ou fraldas ajustadas. Também pode ser usada apenas com absorventes. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda.

A Kings of my Castle produz capas em PUL, polar, soakers, e em lã: soakers, shorties e longies.

Charcoal – Tipo de material comummente usado nos absorventes das fraldas de bolso. Trata-se de um material sintético. Pode estar em contacto direto com a pele do bebé.

Contorno – Fralda de contorno. É uma fralda muito semelhante às fraldas ajustadas, ou seja, totalmente absorvente, mas necessita de um snappi, boingo, alfinete-de-dama ou faixa bandi para a apertar. Necessita de capa para impermeabilizar a fralda. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda. Como a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume o interior ser em veludo de bambu ou aconselhar-se o uso de um liner em micropolar, seda ou lã entre a pele do bebé e a fralda.

A Kings of my Castle produz fraldas de contorno em bambu/algodão.

F

Fleece – Tipo de acabamento de um tecido. É habitual usar-se bambu fleece ou fleece de cânhamo como tecidos principais nas fraldas de contorno, fraldas ajustadas, fraldas planas ou pré-dobradas. Também é um dos materiais mais usuais nos absorventes. O micropolar é um tipo de fleece e usa-se normalmente nos liners das fraldas reutilizáveis para ter um efeito sempre seco na pele do bebé. O polar também é um tipo de fleece e já se usa nas capas de fraldas para repelir a humidade.

Fralda reutilizável – Trata-se de uma fralda que pode ser lavada e reutilizada inúmeras vezes, preservando o ambiente, o bem-estar de quem a usa e proporcionando poupança económica à família.

A Kings of my Castle produz variados tipos de fraldas reutilizáveis: fraldas planas, pré-dobradas, fraldas de contorno, fraldas ajustadas, fraldas de bolso e fraldas ajustadas híbridas.

H

Híbrida – Fralda híbrida. É uma fralda que permite a utilização de um absorvente em tecido ou de um absorvente descartável. O exterior da fralda é lavável e o interior, se descartável, pode ir para o lixo.

L

– Tipo de material comumente usado nas capas das fraldas reutilizáveis como soakers, shorties ou longies, pois a lã lanolizada repele a humidade, funcionando como uma capa de fralda mais respirável. Também é usado nos liners das fraldas reutilizáveis. Ajuda a regenerar a pele em casos de dermatite e/ou de bebés com pele muito sensível. A malha de lã serve como isolante térmico e não aquece tanto sob o sol (mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação com tecidos sintéticos expostos ao sol).

A Kings of my Castle produz capas em lã: soakers, shorties e longies.

Lanolina – Trata-se de um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta. Usa-se para impermeabilizar as capas, calções ou calças de lã (soakes, shorties, longies), para quem usa fraldas reutilizáveis.

Liner – O liner pode ser descartável ou reutilizável. Normalmente quando a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume aconselhar-se o uso de um liner reutilizável entre a pele do bebé e a fralda. Este liner pode ser em micropolar para produzir um efeito sempre seco na pele do bebé e facilitar a limpeza do cocó da fralda reutilizável. Pode ainda ser de seda ou lã para ajudar na regeneração da pele do bebé em caso de dermatite e/ou de bebés com pele muito sensível. Por outro lado, pode ainda usar-se um liner em papel biodegradável apenas para facilitar a limpeza do cocó da fralda reutilizável. O papel biodegradável é feito a partir de celulose, de bambu ou milho, não tem dioxinas e é antibacteriano. Serve para separar os sólidos da fralda e para manter a mesma o menos suja possível, facilitando a sua lavagem. Quando só tem xixi, os liner de papel pode ser lavado juntamente com as fraldas e reutilizado.

Longies – Trata-se de uma capa em formato de calça para as fraldas planas, pré-dobradas, fraldas de contorno ou fraldas ajustadas. Os longies são uma alternativa natural às capas de tecidos sintéticos. São perfeitos para usar como capas de fraldas reutilizáveis, quando lanolizados, porque têm tecido duplo na zona da fralda. A lã permite que a humidade evapore, reduzindo-a, ao mesmo tempo que mantém a temperatura do corpo do bebé estável. Os artigos de lã não precisam de uma lavagem após cada utilização. Apenas necessitam de ser arejados.

A Kings of my Castle produz longies em lã merino.

M

Microfibra – Tipo de material comummente usado nos absorventes das fraldas de bolso. Trata-se de um material sintético. Não pode estar em contacto direto com a pele do bebé.

Micropolar – Tipo de material comummente usado nos liners das fraldas reutilizáveis. Este tecido protetor serve para separar os sólidos da fralda e para manter a pele do bebé seca. O micropolar é adequado para as fraldas de duas peças, pois não absorve a humidade, mas permite que passe para a fralda.

Musselina – Quadrados de musselina. A conhecida “fralda tradicional”. Trata-se de uma fralda plana de algodão. Podem ser usadas desde o nascimento até ao desfralde, podendo ser dobradas de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades. Existem diversas dobras: origami, kite, mini-kite, quadrado… Usa-se com um snappi, um alfinete-de-dama, um boingo ou uma faixa bandi. Podem ainda ser usadas apenas como absorventes. Não é o mais aconselhado para a noite, nem para bebés que fazem muito xixi. Necessita de capa para impermeabilizar a fralda. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda. Como a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume aconselhar-se o uso de um liner em micropolar, seda ou lã entre a pele do bebé e a fralda.

P

Plana – Fralda plana. Tipo de fralda do tempo das nossas avós. Trata-se de um quadrado de tecido. Pode ser em algodão, bambu ou cânhamo. Podem ser usadas desde o nascimento até ao desfralde, podendo ser dobradas de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades. Existem diversas dobras: origami, kite, mini-kite, quadrado… Usa-se com um snappi, um alfinete-de-dama, um boingo ou uma faixa bandi. Podem ainda ser usadas apenas como absorventes. Necessita de capa para impermeabilizar a fralda. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda. Como a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume aconselhar-se o uso de um liner em micropolar, seda ou lã entre a pele do bebé e a fralda.

A Kings of my Castle produz fraldas planas de cânhamo/algodão, bambu/algodão e cânhamo/bambu.

Polar – Tecido sintético 100% poliéster que é hidrofóbico, isto é, que repele a humidade. A qualidade dos tecidos polares varia de acordo com a gramagem em termos de isolamento do frio, respirabilidade e propriedades de absorção.

Pré-dobrada – Trata-se de um tipo específico de fralda plana dividida em três secções, onde a parte do meio tem mais camadas de tecido. São versáteis, fáceis de limpar, confortáveis, eficazes, económicas e absorventes. Usa-se com um snappi, um alfinete-de-dama, um boingo ou uma faixa bandi. Podem ainda ser usadas apenas como absorventes. Necessita de capa para impermeabilizar a fralda. A capa pode ser em PUL, TPU, polar ou lã. Normalmente uma capa é trocada a cada 4 a 5 mudas de fralda. Como a fralda em contacto com a pele do bebé é totalmente absorvente é costume aconselhar-se o uso de um liner em micropolar, seda ou lã entre a pele do bebé e a fralda.

A Kings of my Castle produz fraldas pré-dobradas de cânhamo/algodão, bambu/algodão e cânhamo/bambu. Cada fralda pré-dobrada possui 4 camadas centrais e 2 camadas laterais 2x4x2.

PUL – Polyurethane Laminate. Tipo de tecido de poliéster laminado, tornando-o impermeável, mas simultaneamente respirável. É comumente usado nas capas das fraldas reutilizáveis.

S

Saco de balde – Trata-se de um saco impermeável, normalmente em PUL, para guardar as fraldas reutilizáveis, os absorventes e as toalhitas reutilizáveis sujas. Adapta-se com facilidade à maioria dos baldes/cestos.

Saco de transporte – Trata-se de um saco impermeável, normalmente em PUL, para guardar as fraldas reutilizáveis, os absorventes e as toalhitas reutilizáveis sujas quando está fora de casa. É um saco pequeno e dá, aproximadamente, para umas 3 fraldas. Estes sacos permitem guardar eficazmente as fraldas sujas, anulando cheiros ou fugas de resíduos.

Seda – Tipo de material comumente usado nos liners das fraldas reutilizáveis. Ajuda a regenerar a pele em casos de dermatite e/ou de bebés com pele muito sensível.

Snappi – Fixador de fraldas. Trata-se de um acessório para fraldas planas, pré-dobradas ou fraldas de contorno. É uma opção de aperto das fraldas, tal como o boingo, o alfinete-de-dama ou a faixa bandi. Este fixador de fralda oferece uma forma prática e segura para prender a fralda de pano. É de um material não-tóxico que estica. Apresenta três braços elásticos em forma de T com um sistema de fixação em cada extremidade. Cada um dos braços prende-se (com pequenos dentes) ao tecido da fralda, garantindo um encaixe confortável, proporcionando um movimento natural e confortável ao bebé.

A Kings of my Castle é um dos representantes da Snappi ®.

Soakers – Trata-se de uma capa em formato de cueca para as fraldas planas, pré-dobradas, fraldas de contorno ou fraldas ajustadas. Os soakers são uma alternativa natural às capas de tecidos sintéticos. São perfeitos para usar como capas de fraldas reutilizáveis, quando lanolizados, porque têm tecido duplo na zona da fralda. A lã permite que a humidade evapore, reduzindo-a, ao mesmo tempo que mantém a temperatura do corpo do bebé estável. Os artigos de lã não precisam de uma lavagem após cada utilização. Apenas necessitam de ser arejados.

A Kings of my Castle produz sokers em lã merino.

Shorties – Trata-se de uma capa em formato de calção para as fraldas planas, pré-dobradas, fraldas de contorno ou fraldas ajustadas. Os shorties são uma alternativa natural às capas de tecidos sintéticos. São perfeitos para usar como capas de fraldas reutilizáveis, quando lanolizados, porque têm tecido duplo na zona da fralda. A lã permite que a humidade evapore, reduzindo-a, ao mesmo tempo que mantém a temperatura do corpo do bebé estável. Os artigos de lã não precisam de uma lavagem após cada utilização. Apenas necessitam de ser arejados.

A Kings of my Castle produz shorties em lã merino.

Strip wash – Lavagem e desinfeção profunda das fraldas reutilizáveis, normalmente usado quando estas apresentam um cheiro intenso mesmo depois de lavadas ou quando repelem o xixi, em vez de o absorverem.

Swaddle – Trata-se de uma fralda de pano para envolver o bebé, aconchegá-lo e transmitir-lhe a mesma sensação de proteção que sentia no ventre da sua mãe. Pode ainda ser usado como tapa sol para berço, alcofa, carrinho ou ovo; forro para carrinhos de bebé; ou pano de muda fraldas para saídas.

T

Toalhitas – As toalhitas reutilizáveis são toalhitas de pano que podem ser lavadas e reutilizadas inúmeras vezes, preservando o ambiente, o bem-estar de quem as usa e proporcionando poupança económica à família. As toalhitas tanto servem para limpar o rabinho do bebé como para limpar as mãos ou a cara do bebé.

A Kings of my Castle produz variados tamanhos de toalhitas reutilizáveis e de diversos materiais.

TPU – Thermoplastic Polyurethane. É um processo para laminar o poliéster sem o uso de solventes químicos. É um tipo de PUL termicamente relacionado ao calor e à pressão.

Z

Zorb – Tipo de material comummente usado nos absorventes das fraldas de bolso. É extremamente absorvente. Trata-se de um material sintético. Não pode estar em contacto direto com a pele do bebé.